Proletários de todos os países: UNI-VOS! PCP - Reflexão e Prática

Textos de: "Fernando Correia"

Nº 331 - Jul/Ago 2014

Fragilização do jornalismo enfraquece a democracia

Vivemos uma época caracterizada por notáveis avanços tecnológicos, nomeadamente no que se refere às novas possibilidades e ao grande aumento da produção e circulação da comunicação. E, no entanto, os profissionais especializados em recolher, confirmar, avaliar, elaborar e divulgar a informação, no sentido jornalístico do termo, que supostamente deveriam estar entre os principais protagonistas em todo este processo, têm nele cada vez menos peso. As consequências estão longe de se limitar ao âmbito de uma profissão ou de um sector de actividade. A transversalidade social do jornalismo, na perspectiva da sua diversificada e profunda influência na definição do espaço público e na qualidade da cidadania e da própria democracia, exige – e a realidade portuguesa bem o demonstra – a colocação desta temática no centro do debate político e ideológico.

Nº 313 - Jul/Ago 2011

A ausência nos media de debate sobre os media

É hoje consensual a ideia de que os media têm uma importância central na nossa sociedade, funcionando como um instrumento fundamental na formação das opiniões, dos comportamentos e dos valores. Acontece que, num estranho paradoxo, essa importância não tem um correspondente reflexo no lugar ocupado pela abordagem dos media… nos próprios media.

Nº 291 - Nov/Dez 2007

Pires Jorge e Francisco Miguel nasceram há cem anos

Passam agora cem anos sobre o nascimento de Joaquim Pires Jorge e Francisco Miguel Duarte, militantes e dirigentes do Partido que, pela sua actividade política antes e depois do 25 de Abril, pela sua luta contínua e infatigável de décadas, pela sua vida de sacrifícios e de privações mas também de entusiasmo combatente em prol da liberdade, da justiça social e de um futuro socialista para os portugueses e para Portugal, merecem figurar na lista dos mais heróicos lutadores do nosso Partido contra o fascismo e pela conquista  e consolidação da  democracia.

Nº 288 - Mai/Jun 2007

Media, sociedade e democracia

1- O lugar central ocupado pelos media na nossa sociedade revela-se em três aspectos essenciais, relacionados entre si: o espaço que ocupam na vida das pessoas, em substituição de outras formas de participação social; as influências de diverso tipo que exercem sobre as atitudes, os comportamentos e os valores de cada um e da sociedade; os múltiplos condicionalismos, pressões e expectativas que sobre eles recaem, enquanto instrumentos de poder e do exercício do(s) poder(es), de dominação ideológica  ou de conquista de visibilidade.